Casacos e Cadeiras de Segurança Infantil, uma má combinação
Foi demonstrado que é importante remover o casaco às crianças quando viajam numa cadeira de segurança infantil no automóvel.
Recentemente, o canal de televisão americano NBC alertou para o risco de as crianças viajarem na cadeira infantil com o casaco posto. O conhecido jornalista Jeff Rossen colocou uma criança com anorak numa cadeira com arnês. Apertou os arneses e tudo parecia correto. De seguida, baixou a criança do carro retirando-lhe o anorak e voltou a sentá-la na cadeira. Para surpresa de todos, a distância entre o arnês e o ombro da criança era de 10 cm aproximadamente, o que na prática equivale a utilizar a cadeira sem levar o arnês apertado. Em caso de acidente, as alças do cinto vão abrir e os ombros da criança vão ficar sem proteção, sendo a criança projetada para fora da cadeira.
Em 2015, a ADAC na Alemanhã lançou um alerta para o mesmo risco. Utilizou uma cadeira do grupo 2/3, das que levam as crianças apertadas com o cinto de segurança do próprio automóvel. Neste caso, o que acontece é que o anorak dificulta a instalação fazendo com que a banda do ventre fique em cima da barriga da criança em lugar da pelvis. Em caso de acidente, irão ocorrer lesões abdominais já que o cinto vai ficar cravado nos orgãos internos da criança, por exemplo o baço, os rins ou o figado.
Por este motivo, instalar uma criança numa cadeira de segurança infantil com o casaco posto, seja com arnês ou com o cinto de segurança do veículo, não é a melhor ideia.
Caso faça muito frio, o recomendado é ligar o aquecimento do carro por alguns minutos até que a temperatura interior seja suportável. E neste momento, remover o casaco da criança e colocar-lhe o arnês ou o cinto.
No caso do arnês, este deve ser apertado de acordo com as instruções do fabricante. Normalmente a medida é apertá-lo até que passe uma mão de lado entre o arnês e o peito da criança. Se a cadeira for contra a marcha, o arnês deve ficar à mesma altura ou um pouco abaixo do ombro da criança, enquanto que no sentido da marcha deve ficar à mesma altura. Em todo o caso, deverá seguir sempre as instruções do fabricante da cadeira.
No caso do cinto de segurança, a banda do ventre deve aguentar a criança pela anca e não pela barriga, enquanto que a banda diagonal deve fixar-se no ombro da criança. Se a cadeira conta com um terceiro ponto de fixação na zona entre pernas a instalação é mais simples, já que o terceiro ponto de fixação puxa a banda do ventre para baixo e ajuda a situá-la no ponto òtimo. As cadeiras Stages ISOFIX, Every Stage, Every Stage Fx e Verso dispõem de um terceiro ponto de fixação.
Comentários
Deixe um comentário